A massagem é uma terapia corporal milenar, uma experiência sensorial de relaxamento do corpo físico, mental e emocional. Na massagem é feita a manipulação dos tecidos do corpo, músculos, tendões, ligamentos e tecido conjuntivo, com o objetivo de aliviar a tensão muscular, redução da dor, aumento da circulação sanguínea, terapia de saúde preventiva e melhora geral do bem-estar.
É um trabalho artesanal, onde as mãos do terapeuta com sensibilidade e experiência, farão a avaliação e tratamento de dores físicas e emocionais. No corpo acumulamos memória física (consequência dos nossos hábitos) e emocional. E através dessa terapia corporal tão antiga, mas tão significativa, podemos fazer ajustes finos, liberar dores, movimentar a circulação energética e muito mais.
Tipos de massagem
A Massagem Relaxante é a massagem inspirada nos movimentos da Massagem Clássica, proporcionando alivio das tensões musculares, relaxamento geral e alívio do estresse. Os movimentos são suaves, deslizantes, com amassamentos e percussões leves. É uma das formas mais comuns de massagem. Além de um grande bem estar é considerada uma terapia preventiva, pois trata os desequilíbrios antes de se instalarem no corpo físico, mental e emocional. A sessão dura 50 min ou 75 minutos. A massagem relaxante é conhecida por reduzir os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, e promover a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores que melhoram o humor. Isso ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Pode melhorar a qualidade do sono.
A Massagem Terapêutica: Foca em áreas específicas do corpo para tratar condições musculares ou problemas de saúde, aliviando dores e promovendo a recuperação. Possui manobras muito semelhantes a massagem relaxante mas com uma maior intensidade. Nesta sessão a prioridade é o local de dor, as queixas principais do cliente. Não acredito que é preciso gerar dor para liberar as contraturas. Por isso utilizo técnicas muito eficientes de liberação de pontos gatilhos, como o Silêncio Neural, e a liberação miofascial com aparelhos específicos ou somente com as mãos, pressionando pontos específicos do corpo, a fim de liberar o tecido conjuntivo que envolve e interconecta músculos, ossos, nervos e órgãos do corpo, chamado fáscia. A sessão dura 60 min ou 90 min. Indico a sessão 90 min caso tenha muitas questões a trabalhar ou precise mesclar terapias. Ex: massagem + Silêncio Neural ou massagem + ventosaterapia. A massagem terapêutica ajuda a relaxar os músculos, aliviando a tensão e a rigidez. Isso é particularmente benéfico para pessoas que sofrem de dores musculares crônicas. Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimento, auxilia na prevenção de dores de cabeça crônicas e enxaquecas por meio da massagem, especialmente se essas condições estiverem relacionadas à tensão muscular. Auxilia na correção de desequilíbrios musculares e melhora a postura.
A Massagem Crânio Fascial é uma técnica terapêutica que se concentra na manipulação dos tecidos da cabeça, pescoço e face, com ênfase especial na fáscia craniana. Tem o objetivo de liberar restrições na fáscia craniana, melhorar a circulação sanguínea, aliviar a tensão muscular e promover um estado geral de relaxamento. As manobras são manuais, suaves e específicas para massagear e manipular os tecidos da cabeça, pescoço e face. A pressão aplicada é geralmente leve e sustentada. A sessão dura 50 minutos. Esta terapia é indicada para quem tem bruxismo, dores de cabeça, enxaqueca, excesso de pensamentos, tensões nos músculos da cervical, cabeça e rosto.
A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem suave e rítmica que tem como objetivo estimular o sistema linfático, promovendo a eliminação de toxinas e ajudando no combate à retenção de líquidos. A técnica ajuda a reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos, sendo especialmente útil após cirurgias ou em casos de linfedema. Ao estimular o sistema linfático, a drenagem ajuda na remoção de toxinas do corpo, promovendo uma sensação de bem-estar. A drenagem melhora a circulação sanguínea e linfática, o que pode contribuir para uma pele mais saudável e uma sensação geral de leveza.O terapeuta utiliza movimentos leves e precisos, aplicando uma pressão suave sobre a pele para estimular o fluxo linfático. Os movimentos são direcionados para os linfonodos, ajudando a mover o fluido linfático através do corpo. Geralmente uma sessão dura entre 75 minutos, e pode ser necessário um conjunto de sessões para obter os melhores resultados.
Indicações da Drenagem Linfática: É frequentemente recomendada após cirurgias para reduzir o inchaço e acelerar a recuperação. Pode ser indicada para aliviar o inchaço comum durante a gravidez, mas sempre com a orientação de um médico. Pessoas com problemas de circulação podem se beneficiar da técnica. Contraindicações: Pessoas com condições médicas específicas, como infecções, trombose ou insuficiência cardíaca, devem consultar um médico antes de realizar a drenagem linfática.
O Silêncio Neural é uma técnica de reprogramação neuromuscular criada pelo profº Roberto Carozo. A técnica atua nos pontos gatilhos, que são pontos de origem da dor muscular. É possível tratar muitas patologias como lombalgia, cervicalgia, ciatalgia, torcicolo, dores de cabeça e muitas outras patologias . A técnica é manual, suave, indolor, eficiente e muito rápida. Em poucas sessões é possível tratar patologias agudas ou crônicas. A sessão dura 60 minutos.
A Ventosaterapia é técnica terapêutica milenar que tem suas origens na medicina tradicional chinesa. Essa terapia envolve a aplicação de copos de vidro, acrílico ou bambu na pele para criar um vácuo parcial. Os copos são aplicados na pele e permanecem no lugar por um determinado período de tempo, geralmente de 15 a 20 minutos. A sucção cria uma pressão negativa que pode estimular o fluxo sanguíneo, relaxar os músculos e promover a liberação de toxinas. É essencial que o terapeuta tenha o conhecimento dos pontos de acupuntura para que a técnica realmente funcione. Eu mesma já recebi a técnica com pessoas que não tinham o conhecimento básico da MTC e acabei por sair do consultório sem liberação nenhuma de dor. Eu gosto muito de utilizar a ventosaterapia para atletas ou homens que tenha uma musculatura mais desenvolvida. Assim é possível chegar a camadas musculares mais profundas.
Dicas para receber uma boa massagem:
Encontre um massoterapeuta experiente, que além do conhecimento tenha a sensibilidade de desenvolver atendimentos personalizados.
Vá para o seu atendimento com roupas leves, confortáveis e simples, pois a massagem é feita com óleos vegetais puros e óleos essenciais. Tecidos de algodão são sempre uma boa opção.
Antes de começar a sessão informe ao massoterapeuta o seu histórico de saúde, as dores e tudo mais que gostaria de tratar. Se tiver pressão alta, trombose, problemas cardíacos, tomar algum medicamento, ansiedade, depressão, bruxismo, hérnias de disco, alergias ou estiver fazendo algum tratamento, não deixe de comentar. Cirurgias recentes ou febre devem ser informados no agendamento da sessão.
Guarde este momento para se desconectar completamente do mundo, silenciando o celular, retirando colares, correntes, brincos e relógios.
Respire profundamente para ajudar na liberação de dores e emoções. A respiração é uma grande na autorregulação do organismo.
Comunique qualquer desconforto como frio, calor, a música ambiente, dores ou posição na maca durante a massagem. Esse momento é seu. Informe qualquer desconforto para conseguir relaxar completamente.
Tente ficar em silêncio sempre que for possível pra desconectar a mente neste momento. Você pode utilizar técnicas de respiração consciente durante a massagem.
Ao terminar a sessão retorne devagar e tente ter um dia com presença, unindo corpo e mente em um só.
Em geral receber massagem uma vez por semana é suficiente, porém se você tiver dores crônicas eu recomendo iniciar 2x na semana e aos poucos pode reduzir a frequência para 1x na semana ou até a cada 15 dias. Não espere sentir dor para iniciar os tratamentos.